0 comentários

Pesquisa Mulheres e Homens Jovens Dialogando Sobre Co- responsabilidade em parceria com o UNFPA- Brasil.

Aguardem, daqui uns dias, lançaremos o sumário da Pesquisa  Mulheres e Homens Jovens Dialogando Sobre Co- responsabilidade, em parceria com o UNFPA- Brasil.  

A idéia surgiu da nossa prática enquanto jovens feministas a partir da observação do nosso cotidiano. Ficávamos intrigadas com aquilo que escutávamos de outros jovens e das histórias que povoam o nosso imaginário. Dessa forma, publicaremos junto com o UNFPA os primeiros resultados desse processo.

Aguardem! 




read more
0 comentários

Festa de Fim de Ano - Projeto As Mulheres Negras tem história e as Jovens Negras estão aqui para Contar


read more
0 comentários

Novas sobre as Oficinas do Jardim Fontális

No último final de semana realizamos novas atividades do Projeto " As Mulheres Negras tem história e as jovens negras estão aqui para contar". Estiveram presentes doze jovens maravilhos@s, começamos a fazer a auto-biografia temática e discutimos o filme "Nós que aqui estamos, por vós esperamos". Sábado, dia 19 tem outras atividades! Acompanhem as fotos no flickr:
http://www.flickr.com/photos/afrikabrasil/
read more
0 comentários

Final de Semana - Oficina de Fotografia e História das Mulheres Negras

Buenas,

Informamos que nesse sábado as oficinas de Fotografia e História das Mulheres Negras acontecerão das 14h às 18h.

Estão tod@s convidad@s. Basta chegar na Biblioteca Comunitária Jardim Fontális.
Endereço: rua São Felipe Néri, 160, Jardim Fontális
Informações: fridakahlobrasil@gmail.com

Projeto: As Mulheres Negras tem História e as Jovens Negras estão aqui para Contar"
Realização: Associação Frida Kahlo e VAI
Apoio: Brazil Foundantion
read more
0 comentários

Diário AFRIKA em AÇÃO - Oficina de Estética Afro

Olá Car@s,

Diretamente do Jardim Fontális, zona norte de SP,  para o mundo, conexão AFRIKA chamando!

Hoje teve trança, penteado e amarração, quem foi, foi! Quem não foi perdeu uma maravilhosa oficina com a Dena. É galera nem só de discussão a gente vive, também trocamos afeto, idéias e habilidades. E haja manuseio nos dedos e nas mãos para trançar tanto cabelo, conversar e rir tudo ao mesmo tempo agora!

Só uma pitadinha do que está rolando no Projeto "As mulheres negras tem história e as jovens negras estão aqui para contar", realização Associção Frida Kahlo (AFRIKA) com apoio: VAI e BRAZIL FOUNDANTION.

Quer ver as fotos?
Onde ocorre: Biblioteca Comunitária Jardim Fontális
Período: Sábados de Manhã
Endereço: rua São Felipe Néri, 160, Jardim Fontális
Informações: fridakahlobrasil@gmail.com
read more
0 comentários

Projeto " As mulheres negras tem história e as jovens negras estão aqui para contar!"

Nosso segundo post é um resumo do projeto que desenvolvemos na Biblioteca Comunitária Fontalis, rua São Felipe Néri, 160, bairro Jardim Fontális. Todo sábado há ações interessantes sobre Cultura Afro e Mulheres, amanhã tem a última oficina de Penteado Afro. Compareçam, participem!

Abaixo outras informações sobre o Projeto:

Objetivo geral
    

Promover a valorização da cultura e a história africana e afro-brasileira, em especial das mulheres negras para conscientização da sociedade a respeito da constribuição histórica, política e social dessas mulheres para o país.

Disseminar a lei 10.639 que altera a LDB e obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação formal e nos espaços sociais, a partir da perspectiva do Movimento de Mulheres Negras.

Objetivos específicos:      
Manutenção de espaço privilegiado para acesso a livros e vídeos específicos sobre a história e cultura dos afro-brasileiros e africanos, em especial das mulheres negras localizada na periferia do município de São Paulo para pesquisa, Biblioteca Comunitária Fontalis.       


Constituição de Núcleo de Estudos para formação de 15 participantes interessadas/os neste tema para serem multiplicadoras desse conhecimento que posteriormente, organizarão 45 oficinas ou palestras na Biblioteca Fontális, nas escolas públicas, privadas e organizações sociais sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana

O projeto será desenvolvido em duas fases complementares, e um evento de encerramento:

1. Formação de 15 multiplicadores, e formatação de 5 a 15 oficinas e/ou palestras e constituição de Núcleo de Estudos;

2.Aplicação das oficinas e palestras e multiplicação da história e cultura afro-brasileira e africana, em aproximadamente 45 eventos/ocasiões

Projeto executado com recursos do VAI e Brazil Foundantion
read more
2 comentários

Associação Frida Kahlo

A Associação Frida Kahlo surgiu da vontade e do interesse de jovens militantes de diferentes espaços sociais que sentiram a necessidade de criar um espaço de luta, troca e promoção de conhecimento, visando à melhora das condições de vida das pessoas, em especial, da população jovem. A diretoria da entidade é formada, em sua maioria, por jovens de até 30 anos, isso porque acreditamos no trabalho de/para/com juventudes como uma forma importante de transformação social. Nossa intervenção social é baseada na luta pela erradicação do sexismo, do racismo, da homofobia, da lesbofobia e todas as formas correlatas de opressão.


Ao longo de 2007 e 2008, a instituição desenvolveu vários projetos em parceria com outras organizações, dentre eles, destaca-se a Festa Protesto Somos Todas Pecadoras, em parceria com o grupo Jovens Feministas de SP, que ocorreu no ano de 2007 em três edições.

Em 2007 a organização foi consultora do CD Rom "Mulheres Jovens e Direitos Humanos", um instrumento que tem o objetivo de fornecer as jovens atuantes do movimento social e interessadas, informações a respeito dos temas direitos humanos, juventudes, raça/etnia, feminismos, gênero. O material também oferece apoio para elaboração de oficinas, textos, históricos dos movimentos de mulheres negras, movimento feministas e de juventudes.

Durante o ano de 2008, a Associação Frida Kahlo foi uma das organizadoras do I Encontro Nacional de Jovens Feministas, que ocorreu em Maracanaú, Ceará. Esse evento foi um marco na história recente de mobilização e atuação das mulheres jovens brasileiras e rendeu muitos frutos na incidência política das jovens feministas e das negras jovens feministas brasileiras.

Vale à pena destacar que a Associação Frida Kahlo também foi uma das entidades selecionadas pelo MIC – Ministério da Cultura, para a execução de um projeto cultural temático sobre Diversidade Sexual e Cultura.

Em outubro de 2008, a entidade também foi uma importante parceira e executora da II Semana da Mulher Jovem que reuniu diversas atividades em torno da temática de direitos humanos e mulheres jovens:

• Onde está o dinheiro para as Mulheres Jovens?
• Assembléia da REDLAC – Rede Latino-Americana e Caribenha de Jovens pelos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
• Oficina de Fotopoesia Feminista
• Assembléia da Articulação Brasileira de Jovens Feministas
• Assembléia das Negras Jovens Feministas



A Associação Frida Kahlo também desenvolve a Pesquisa Mulheres e Homens Jovens Dialogando Sobre Co- responsabilidade em parceria com o UNFPA- Brasil. 



read more