A Associação Frida Kahlo surgiu da vontade e do interesse de jovens militantes de diferentes espaços sociais que sentiram a necessidade de criar um espaço de luta, troca e promoção de conhecimento, visando à melhora das condições de vida das pessoas, em especial, da população jovem. A diretoria da entidade é formada, em sua maioria, por jovens de até 30 anos, isso porque acreditamos no trabalho de/para/com juventudes como uma forma importante de transformação social. Nossa intervenção social é baseada na luta pela erradicação do sexismo, do racismo, da homofobia, da lesbofobia e todas as formas correlatas de opressão.
Ao longo de 2007 e 2008, a instituição desenvolveu vários projetos em parceria com outras organizações, dentre eles, destaca-se a Festa Protesto Somos Todas Pecadoras, em parceria com o grupo Jovens Feministas de SP, que ocorreu no ano de 2007 em três edições.
Ao longo de 2007 e 2008, a instituição desenvolveu vários projetos em parceria com outras organizações, dentre eles, destaca-se a Festa Protesto Somos Todas Pecadoras, em parceria com o grupo Jovens Feministas de SP, que ocorreu no ano de 2007 em três edições.
Em 2007 a organização foi consultora do CD Rom "Mulheres Jovens e Direitos Humanos", um instrumento que tem o objetivo de fornecer as jovens atuantes do movimento social e interessadas, informações a respeito dos temas direitos humanos, juventudes, raça/etnia, feminismos, gênero. O material também oferece apoio para elaboração de oficinas, textos, históricos dos movimentos de mulheres negras, movimento feministas e de juventudes.
Durante o ano de 2008, a Associação Frida Kahlo foi uma das organizadoras do I Encontro Nacional de Jovens Feministas, que ocorreu em Maracanaú, Ceará. Esse evento foi um marco na história recente de mobilização e atuação das mulheres jovens brasileiras e rendeu muitos frutos na incidência política das jovens feministas e das negras jovens feministas brasileiras.
Vale à pena destacar que a Associação Frida Kahlo também foi uma das entidades selecionadas pelo MIC – Ministério da Cultura, para a execução de um projeto cultural temático sobre Diversidade Sexual e Cultura.
Em outubro de 2008, a entidade também foi uma importante parceira e executora da II Semana da Mulher Jovem que reuniu diversas atividades em torno da temática de direitos humanos e mulheres jovens:
• Onde está o dinheiro para as Mulheres Jovens?
• Assembléia da REDLAC – Rede Latino-Americana e Caribenha de Jovens pelos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
• Oficina de Fotopoesia Feminista
• Assembléia da Articulação Brasileira de Jovens Feministas
• Assembléia das Negras Jovens Feministas
A Associação Frida Kahlo também desenvolve a Pesquisa Mulheres e Homens Jovens Dialogando Sobre Co- responsabilidade em parceria com o UNFPA- Brasil.
2 comentários:
Parabéns pelo espaço meninas!!!
Bjos e seguem lá o blog do projeto, pro povo de lá conhecer mais a Frida.
bjos, Tiely.
OI Meninas!!! Seguem lá! Bjos....
Postar um comentário